terça-feira, 30 de agosto de 2016


Você acha que educação financeira é para te proibir de gastar?

Quanto mais as pessoas me conhecem como Coach Financeiro mais elas me contam suas histórias ou comentam o que pensam sobre dinheiro. Outro dia aconteceu algo curioso: um colega de trabalho falou que estava pensando em fazer novas dívidas. Como ele sabe que eu sou Coach e trabalha comigo diariamente, me senti livre para brincar com ele, dizendo que ele estava me decepcionando. Imediatamente ele me respondeu que dinheiro no bolso não faz ninguém feliz.

Bom, você pode concordar com meu colega. Aliás, eu também concordo com ele: dinheiro no bolso não faz ninguém feliz! Entretanto, é válido lembrar que quando fazemos dívidas não estamos simplesmente gastando o dinheiro que estava no bolso. Estamos pegando dinheiro emprestado do bolso de outra pessoa e pagaremos um valor bastante alto pelo aluguel desse dinheiro (os juros!!!).

Mas eu te contei essa história para falar de outra coisa. A resposta do meu colega indica que ele acredita – como muitas pessoas – que se fizer planejamento financeiro não poderá comprar mais nada e será obrigado a ficar poupando e investindo todo o seu dinheiro. E é sobre isso que quero falar!

Sabe, existe uma diferença bastante grande entre as pessoas avarentas, “pão-duras” e as pessoas que fazem planejamento e administram seu dinheiro. É um equívoco pensar que educação financeira se resume a parar de gastar seu dinheiro.

Mas eu entendo o motivo desse equívoco. Já cansei de ver na televisão pessoas dizendo que “se você parar de tomar um cafezinho na padaria vai economizar 1 milhão de reais em 45 anos”... ora, e se um dos grandes prazeres da sua vida for tomar o seu cafezinho na padaria?

A verdadeira educação financeira te ensina a gastar melhor, para que você continue tomando seu cafezinho, mas deixe de gastar com outras coisas que não agregam valor à sua vida!

Eu tive uma cliente que pagava quase R$ 300,00 de anuidade do cartão de crédito e, depois de algumas sessões de coaching comigo, ela ligou na operadora do cartão e conseguiu um desconto de 40% do valor e continuou com o mesmo cartão de crédito, com os mesmos benefícios que tinha antes. Foi uma economia de R$ 120,00 com a qual ela pôde escolher entre investir ou gastar com algo que agregasse mais valor à sua vida!

Com o coaching financeiro você aprende a administrar seu dinheiro de maneira a garantir a sua qualidade de vida no momento presente e ainda se preparar e construir um futuro ainda melhor.

Ou seja, não se trata de parar de gastar ou de “cortar os supérfluos”, se trata de conhecer suas reais necessidades, entender o que significa qualidade de vida para você e sua família e conhecer seu orçamento familiar para fazer as melhores escolhas de consumo e de investimento.

Pense nisso!  ;)


Um abraço e Sucesso!!

Elen Angela Dutra – Coach de Finanças Pessoais


Criadora da Fanpage Lindas e Econômicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário