segunda-feira, 15 de agosto de 2016


Sobre dinheiro e sobre Aproveitar a Vida

Hoje eu estava conversando com uma amiga sobre as diferenças culturais entre brasileiros e europeus em relação às coisas com as quais consideramos que vale a pena gastar dinheiro. Em um momento da conversa eu citei o exemplo de que na Europa não é comum gastar muito dinheiro com festas de aniversário, enquanto no Brasil é frequente realizar festas caras todos os anos e é considerado normal gastar por volta de R$ 10.000,00 (ou muito mais) em festas infantis.

Conversa vai, conversa vem, minha amiga falou uma frase que eu ouço muito as pessoas dizerem: “Não sei se vou estar viva amanhã, então é melhor aproveitar agora”.

Ouço tanto essa frase, que já tenho uma resposta automática: “Você vai estar viva, vai estar mais velha, com mais problemas de saúde e com menos dinheiro”.

Mas eu não falo isso por crueldade. Falo isso por que me preocupo. Porque isso aconteceu com pessoas da minha família.

É claro que devemos viver e aproveitar o momento presente. É claro que não há garantias sobre até quando viveremos. Mas muitas coisas são consequências dos nossos atos e, se ao longo da sua vida você não planeja o futuro e não constrói o padrão de vida que você deseja ter na velhice, eu arrisco “prever o futuro” e dizer que sim, você terá mais problemas e menos dinheiro, pois consumiu tudo enquanto tinha saúde e disposição para trabalhar e gerar riqueza. E, na velhice, nossas necessidades aumentam. É ilusão achar que depois de se aposentar você vai gastar menos. Aquilo que você deixará de gastar com algumas atividades, passará a gastar para preservar sua saúde: precisará ingerir mais remédios e vitaminas, alimentos mais saudáveis (geralmente mais caros) e acompanhamento mais frequente com profissionais de saúde.

Além disso, se você se acostumou a satisfazer continuamente seus desejos de consumo, como vai se adaptar a uma vida mais restritiva na aposentadoria?

Mas tem outro detalhe fundamental: se você passar a vida toda realizando seus desejos imediatos, concretizando pequenos sonhos, dificilmente você conseguirá concretizar seus grandes sonhos. Afinal, para concretizar seus pequenos sonhos, a maioria das pessoas gasta todo o dinheiro que tem disponível e assim nunca consegue ter o montante necessário para concretizar grandes sonhos. Quer um exemplo? Vamos lá: se todos os anos você gasta integralmente o seu salário de férias em uma praia do nordeste brasileiro, é muito improvável que no futuro você tenha condições financeiras para viver viajando (esse é um dos sonhos que eu ouço com mais frequência). Se hoje você não tem condições financeiras para viver viajando e se você não está poupando, nem investindo, nem empreendendo para obter o dinheiro necessário, como será possível concretizar esse sonho?

E, para finalizar esse texto, proponho uma reflexão sobre o que é aproveitar a vida. Quando as pessoas me dizem que desejam parar de trabalhar e passar a vida toda viajando e conhecendo o mundo, raríssimas pessoas percebem que esse é o estilo de vida dos hippies! Alguém aí quer ser hippie? Se você está lendo este blog e acompanha meus vídeos na fanpage Lindas e Econômicas, eu acredito que seu sonho não é ser hippie. Seu sonho é viver viajando com conforto, se hospedando em boas pousadas ou até hotéis de luxo, e comendo em bons restaurantes.

Acontece que para isso acontecer, é necessário adotar um estilo de vida mais simples para conseguir poupar e investir dinheiro para auferir lucros e juros que garantirão a concretização dos seus sonhos. Mas quando eu falo isso, muitas pessoas concluem que então não poderão aproveitar a vida agora e aí vem a velha frase do “Não sei se estarei viva no futuro”.

E então eu lhe faço duas perguntas: Por que associamos o “aproveitar a vida” com o “gastar dinheiro”? Você não está aproveitando a vida quando passa o domingo brincando com seus filhos, passeando com amigos ou lendo um livro que você gosta?

Essa foi a reflexão que eu fiz com minha amiga, quando citei o exemplo das festas de aniversário na Europa e no Brasil.

Por hoje é isso!

Um abraço e Sucesso!!

Elen Angela Dutra – Coach


Criadora da Fanpage Lindas e Econômicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário